Se existe uma actividade onde o ambiente VUCA** está constantemente presente, é sem duvida, no Turismo. Então como nos podemos preparar para situações complexas que exijam decisões rápidas?
O Design Sprint é uma metodologia criada por Jake Knapp e sua equipa no Google Ventures (agora GV) para resolver problemas complexos num curto espaço de tempo. O processo é composto por cinco dias intensivos de trabalho, em que equipas multidisciplinares se reunem para identificar, prototipar e testar soluções para um problema específico.
Na pratica, esta é uma visão geral do processo de Design Sprint e como pode ser aplicado:
Dia 1 - Entendimento: Durante o primeiro dia, a equipa reune para entender realmente o problema e definir o objectivo do projecto. É feita uma análise aprofundada do problema, incluindo por vezes conversas com alguns stakeholders, a analise da concorrência ou de outras areas com situações semelhantes.
Dia 2 - Esboço: No segundo dia, a equipa concentra-se em gerar ideias e explorar soluções. Cada membro trabalha individualmente para criar alguns esboços das suas ideias, para depois se reunir com os restantes membros para apresentarem e discutirem as ideias, selecionando as mais promissoras.
Dia 3 - Decisão: No terceiro dia, a equipa decide qual solução que irá prototipar. O grupo vota nas melhores ideias e cria um roteiro detalhado para a prototipagem.
Dia 4 - Prototipagem: O quarto dia é dedicado à criação de um protótipo de alta fidelidade da solução escolhida. A equipa trabalha incansavelmente para criar um protótipo realista que possa ser testado com os potenciais utilizadores.
Dia 5 - Testes: No último dia, a equipa testa o protótipo com utilizadores reais para obter feedback sobre a solução. Os testes ajudam a validar ou refutar a solução e fornecem insights valiosos para futuras iterações.
O Design Sprint pode ser aplicado em várias situações, desde a criação de novos produtos e serviços, até a optimização de processos internos. Nesta formação, vamos abordar as diferentes fases do processo para que possa entender como funciona na prática e adoptar esta metodologia no futuro.
**(V)Volatility (volatilidade), (U)Uncertainty (incerteza), (C)Complexity (complexidade) e (A)Ambiguity (ambiguidade)
DESTINATÁRIOS
Para todos os profissionais de Turismo que procurem soluções colaborativas para os diferentes desafios que têm de enfrentar.,
Muito recomendado também para profissionais que sejam freelancers e/ou que estejam a criar ou a desenvolver projectos.
OBJECTIVOS
Formação pratica que vai permitir dar a conhecer a metodologia do design sprint, os seus beneficios e como a poderá aplicar. No final da formação irá ter as bases para implementar um design spring numa próxima decisão complexa ou projecto que pretenda implementar
SESSÕES GRAVADAS | 4 MODULOS- 8 horas
Modulo 1: Apresentação do conceito de Design Sprint e sua aplicabilidade
Modulo 2: Etapas 1 e 2 do Design Sprint
Modulo 3: Etapas 3 e 4 do Design Sprint
Modulo 4: Etapa 5 do Design Sprint e conclusões finais
FORMAÇÃO GRATUITA
- INCLUINDO SESSÃO DE COACHING/MENTORIA PERSONALIZADO APÓS CONCLUSÃO -
ACESSO IMEDIATO À COMUNIDADE REGREATORS*
*comunidade de partilha sobre Turismo Criativo Regenerativo
#GIVEBACK (opcional): fazer uma doação a uma entidade/projecto com quem trabalhamos
https://www.greenelephant.pt/impacto/
NOTA ADICIONAL
Aconselhamos a fazer a formação de Design Thinking que explora de forma mais detalhada toda a sua metologia e mindset. Podemos ainda fazer uma formação dedicada, presencial ou online, para um problema ou projecto que pretenda resolver ou implementar com a sua equipa.
QUERO INSCREVER-ME JÁ!