LIVING LABS PARA DESTINOS TURISTICOS
E se de repente… criassemos um laboratório do Turismo?
Cada destino tem o seu encanto, a sua Natureza, história e cultura… tem a autenticidade do local que merece ser visitado (e preservada). Mas qualquer destino turistico tem também os seus desafios, principalmente no equilibrio entre as comunidades e os ecossistemas e os visitantes?
Questões como sustentabilidade, igualdade social, equidade e justiça, são algumas desses desafios. E se nos juntassemos para procurar as melhores soluções, de todos para todos?
Este é o mote que nos levou à criação dos Living Labs de Turismo Criativo Regenerativo para destinos turisticos.
Criarmos laboratórios reais, que trabalhem desafios e soluções numa realidade contextualizada, para em conjunto encontrarmos a melhor formula para cada problema.
Como funcionam? de forma bem simples:
Um desafio num destino: ter uma questão complexa associada a um desafio no Turismo para o destino
Colaboração radical: formação de um grupo de trabalho diversificado com diferentes stakeholders do turismo, da comunidade envolvente e outras pessoas de interesse
Co-criação: aplicação da metodologia de Design Thinking em sessões presenciais com o grupo de trabalho. Capacitação dos intervenientes para a metodologia. Sessões de acompanhamento e esclarecimento.
Prototipagem e Testagem das soluções geradas, junto das comunidades locais do destino
Implementação: por as soluções em pratica, procurando um conjunto de apoiantes e investidores que tenham depois a capacidade dedar continuidade aos projectos
Medição e avaliação: medir e avaliar o impacto das soluções geradas e fazer os ajustes necessários para optimização
Todos os processos são facilitados pela nossa equipa e sempre tendo como base os principios do Turismo Criativo Regenerativo e os nossos pilares de actuação.
#buildbackbetter #allforall